Se está a pensar vender a sua casa, é possível que esteja com esta dúvida: “Preciso de um consultor imobiliário? Ou consigo vender sozinho?”
A resposta é: depende! Depende do seu conhecimento do mercado imobiliário, depende do seu tempo disponível e depende da sua ligação emocional com a casa que quer vender.
Se quer vender a sua casa e está a avaliar se precisa de um consultor imobiliário, reflita sobre estas questões – chave:
A venda de uma casa divide-se em quatro fases: marketing, preparação da documentação legal, agendamento das visitas e negociação. E, normalmente, quando o proprietário pensa em vender sozinho a sua casa, apenas se lembra que tem que tratar do marketing, (e na maioria dos casos resume-se a tirar umas fotos e colocar num portal de vendas imobiliárias), esquecendo-se que as outras fases existem e são fundamentais para o fecho de um bom negócio!
Tem uma noção sólida de quanto vale a sua casa?
Um consultor imobiliário vai comparar a sua casa com as casas à venda e vendidas na sua zona. O valor com que foram vendidas as outras casas da zona, são o verdadeiro indicador de quanto os compradores estão dispostos a pagar pela sua casa!
Se domina leis de mercado, e conhece bem o mercado imobiliário da sua zona, então tem um bom ponto de partida para vender sem um consultor imobiliário.
Tem tempo disponível para dedicar à venda da sua casa?
Vender uma casa exige muito tempo e trabalho:
- Tem que ter disponibilidade para tratar do marketing de venda
- Tem que estar sempre disponível para atender chamadas telefónicas, responder a e-mails, mensagens, whatsapp… dos potenciais compradores
- Tem que estar sempre disponível para receber os compradores em casa
Se tem muito tempo livre e algum conhecimento de marketing, então poderá trabalhar a venda da sua casa como um consultor faria.
Sente-se confortável com conversas desconfortáveis?
Uma casa é um bem muito valioso e todos temos uma ligação emocional muito forte com a nossa casa. No entanto o comprador deseja fazer um bom negócio, e vai agir nesse sentido: fazer comentários desagradáveis sobre o imóvel para o desvalorizar, criar situações de ansiedade no proprietário para o pressionar, e, apresentar propostas abaixo do valor de venda.
Um consultor imobiliário profissional está treinado para ouvir estes comentários e direccionar a comunicação com o comprador para pontos positivos do imóvel, sabe acompanhar os compradores sem demonstrar ansiedade ou desespero, e, é um amortecedor de propostas baixas – Sabe conduzir a negociação e ajuda-o a fazer o melhor negócio.
Se não tem uma ligação emocional com a casa que quer vender, e sabe conduzir a negociação com razão e sem emoção, de modo a obter o melhor negócio para si, então pode dispensar um consultor.
Tem um advogado para agilizar o processo?
Preparar a documentação legal para a escritura e redigir a minuta do contrato de promessa compra e venda, são tarefas que devem ser feitas por um advogado, sob o risco de lhe custar muito dinheiro caso não o faça.
Um consultor imobiliário profissional tem avenças com advogados, que asseguram toda esta parte legal, sem qualquer custo adicional, caso o proprietário assim o entenda .
Uma última nota! Se optar por contratar um consultor imobiliário, escolha o seu consultor! Investigue vários, conheça vários, e contrate o consultor imobiliário que lhe der mais confiança! Lembre-se sempre que ele o vai apoiar na venda do seu bem mais valioso!
Se nos quiser conhecer melhor, temos 18 anos de experiência como consultores imobiliários e teremos muito gosto que faça parte da nossa lista de clientes satisfeitos!
No Comments