Se a pandemia o colocou numa situação de instabilidade financeira, leia este artigo e não deixe que a sua casa seja um problema.
Não é novidade para ninguém que a pandemia arrastou muitas famílias para situações de instabilidade financeira. E é possível que as suas condições económicas neste momento não sejam tão favoráveis como quando comprou a sua casa.
Dificuldades em cumprir com o pagamento da hipoteca, dívidas ao estado ou créditos à beira do incumprimento, não podem ser um assunto tabu caso tenha comprado uma casa! Ignorar estas questões inevitavelmente vai acabar em processos de incumprimentos, penhoras ou dações, como já assistimos há uns anos atrás.
Então como evitar que a casa seja mais um problema?
As boas notícias são que o mercado imobiliário atualmente está em alta. Isto significa que provavelmente o valor atual de venda da sua casa é superior ao valor que a comprou, e consequentemente, superior ao valor da hipoteca, ao contrário da última crise económica em que os imóveis desvalorizaram e a venda não permitia a liquidação da dívida.
De que forma isso o pode ajudar?
Vender a sua casa e comprar uma casa menor ou numa zona diferente, pode significar voltar a respirar financeiramente. Às vezes precisamos de dar um passo atrás para depois dar dois em frente, como fizeram os nossos clientes, a Isabel* e o João*:
>>A Isabel* comprou em 2010 uma moradia por 200.000€. Foi fazendo umas obras de remodelação, e agora em 2021, como o mercado valorizou, vendeu a moradia por 380.000€. Com o valor da venda, liquidou a hipoteca ao banco, comprou um apartamento mais pequeno e ficou sem hipoteca nenhuma. Com um futuro próximo de instabilidade financeira, a Isabel* protegeu-se e ficou com uma casa paga e livre de hipotecas.
>>O João* tinha um negócio que não correu como o esperado, e contraiu dívidas ao estado de valor avultado. O negócio continuava a correr menos bem e o João* não estava a conseguir fazer um plano de pagamento destas dívidas. O cenário de penhora do imóvel estava cada vez mais próximo. O João* vendeu a casa, com o valor da venda liquidou a hipoteca e as dívidas ao estado, comprou um apartamento mais pequeno noutra zona, e recomeçou a sua vida sem dívidas nem penhoras.
Se faz parte do grupo de pessoas que a sua vida financeira sofreu alterações negativas com a pandemia, e se está a ter dificuldades em cumprir com o pagamento da hipoteca ou tem dívidas passíveis de se transformarem em penhoras no seu imóvel, não deixe arrastar esta situação até se transformar num problema sem solução.
Como podemos nós ajudar?
Da mesma forma que quando tem uma doença consulta um médico, quando tem uma questão que se prende com um imóvel deve consultar um profissional do imobiliário. Um familiar ou um amigo geralmente não será um bom conselheiro, pois está emocionalmente envolvido com a sua história e é pouco conhecedor do mercado imobiliário.
Nas mais de 600 transações imobiliárias que já participámos, ajudámos um número significativo de famílias a reorganizar a sua vida financeira. A Isabel* e o João* (nomes fictícios para proteger a identidade dos nossos clientes) são apenas dois exemplos dessas famílias.
Se precisa de ajuda para perceber se mudar de casa é o caminho para reorganizar as suas finanças, consulte-nos.
Incumprimentos, penhoras ou processos de dação são caminhos desnecessários que irão criar problemas maiores no futuro.
Não passe mais uma noite sem dormir, exponha-nos a sua situação, e nós apresentaremos as soluções possíveis.
E tranquilo, todos os assuntos dos nossos clientes são tratados de forma discreta e confidencial.
No Comments